sexta-feira, 7 de Maio de 2010

Aparecimento do Escutismo !

Olá a todos ! ;D
Para começar bem neste blog, vou contar como surgiu o Escutismo.

Baden-Powell, o Fundador deste movimento, quando era rapaz, gostava muito de acampar, andar nas florestas e bosques e adorava a natureza.
Por essas razões, publicou um livro intitulado “O auxiliar do explorador”, e por isso, foi solicitado para ensinar todos os métodos de observação e exploração que conhecia a jovens.
Assim, a 25 de Julho de 1907, foi com 20 rapazes, organizados em 4 patrulhas (Corvo, Maçarico Real, Touro e Lobo), para a Ilha de Brownsea, sendo assim o 1º acampamento de escuteiros.
Por ter adorado a experiência, publicou tudo o que viveu num livro, o “Escutismo para rapazes”. Este livro ajudou à propagação do Escutismo na Inglaterra, terra natal deste homem.
Teve tanta aderência, que em 1908 já havia mais de 60.000 escuteiros espalhados por vários países.
Em 1922, realizou-se em Roma o Congresso Eucarístico Internacional. D. Manuel Vieira de Matos (Arcebispo de Braga) e Dr. Avelino Gonçalves (seu secretário) foram os representantes de Portugal nesse evento. Adoraram tanto as actuações dos Escuteiros Católicos Italianos que pensaram fundá-lo em Portugal.
A 27 de Maio de 1923 surgiu o Escutismo em Portugal, mais precisamente em Braga, denominado por “Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, hoje em dia chamado “Corpo Nacional de Escutas” (CNE).
Actualmente somos mais de 28 milhões de Escuteiros distribuídos por 150 países.


Uma forte canhota **

Sem comentários:

Enviar um comentário